O artigo faz a reflexão sobre o binômio responsabilidade-recomposição, definido pela autora como reconciliação resultante da capacidade da consciência em assumir compromissos evolutivos pessoais, baseados na lealdade consigo mesma – autocrítica – e para com o outro – heterocrítica. Propondo taxologia das responsabilidades, busca mostrar a possível recomposição como estágio necessário ao empreendimento da liberdade e pacificação intraconsciencial relacionada ao princípio cosmoético do melhor para todos.
Homo Projector Maria Cristina Ellwanger v. 02 n. 01 - JAN/JUN – 2015 (2015-01)
Este artigo, construído em grupo, foi elaborado a partir da teática dos autores em autopesquisa conscienciológica e produção de gescons grupais. Tem como objetivo discutir a dinâmica e métodos aplicados na produção de gestações conscienciais a partir da experiência do grupo de autores. Entre as vivências variadas e contributivas de todos, são apresentados aspectos metodológicos e aspectos conscienciais, abordando fatores organizacionais e fatores comportamentais intervenientes rganizacionais e comprndiciais pesquisa grupal, e equaninimidade de importnos processos de trabalhos pesquisísticos em grupo. Apresenta-se uma casuística de gescon grupal bem-sucedida.
Conscientia Eliana Manfroi, Marco Nascimento, Joseane Sartori Vezaro, Maurício Salles Neves, Nilse Oliveira, Maria Cristina Ellwanger Vol 14 - N. 1 - 2010 (2010-01)
Este trabalho é o resultado parcial da pesquisa sobre gestação consciencial (gescon) grupal e visa mostrar a complexidade e importância da grupalidade produtiva enquanto processo de qualificação consciencial através da convivência conscienciológica. Com base na própria vivência da autora, o artigo define a gescon grupal e discorre sobre metodologias, benefícios e dificuldades de concretização.
Conscientia Maria Cristina Ellwanger Vol. 10 - N. 1 - Jan. / Mar. 2006 (2006-01)